terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Let´s Talk About Love

Se todos os seres humanos fossem seres estritamente racionais e calculistas, o amor não existiria. Não falo de um amor qualquer que se vai na primeira tempestade ou o amor que você tem pelo seus pais e irmãos. Falo do amor incondicional entre pessoas que não tem ligação alguma.

"Inteligência artificial carregada. Analizando amor: um jogo estranho. Não jogá-lo é a única forma de vencê-lo."

Encaremos os fatos, amamos amigos e parentes por puro interesse. Seja pela companhia, pelo jeito ou pelas coisas materiais que eles possam nos oferecer. É tão comum você escutar um amigo dizer "odeio meu pai/mãe" e logo em seguida ligar pra eles todo calminho e todo amoroso pra pedir uma grana pra sair ou o carro emprestado.

O amor verdadeiro entre pessoas sem nenhum laço prévio, não é algo que possa ser explicado pela lógica da vida. Mesmo quando a pessoa não tem nada pra te oferecer, você continua querendo que ela continue ali por perto. Pode ser o pior indivíduo do mundo, pode até te fazer mal, mas se você o amar, vai fazer de um tudo pra que ele continue com você. E sabe por quê? Porque o amor verdadeiro vive um triângulo amoroso com a loucura e a estupidez.

As loucuras de amor, hoje em dia, não são como as de antigamente. Pra falar a verdade, nunca foram iguais e nem poderiam ser, afinal de contas, elas nunca existiram. Elas nunca foram nada mais do que o próprio amor em si. Ele é um sentimento louco, uma forma de justificar tantos atos sem sentido e sem nexo para os que nunca o sentiram. Quem já fez uma dessas “loucuras” de amor e foi chamado de idiota ou de doido levante as mãos para o céu e diga amém, agradeça por ter alguém para amar e tenha pena dos que não entendem o que você faz.

(Perdoai-os Senhor, pois eles não sabem o que fazem.)

Nem sempre são apenas os outros que acreditam que estamos agindo como idiotas. Muitas vezes o amor nos cega e fazemos coisas que não faríamos nem sobre pressão. Agimos embriagados pelo sentimento. Isso nos faz infringir regras, aceitar o inaceitável, perdoar o imperdoável, fazer o impossível para que tudo aquilo continue funcionando. Ele nos deixa burros. Esse tal de amor verdadeiro é diferente. É ele que justifica todas as besteiras ditas e feitas, todos os obstáculos enfrentados, todas as discussões em casa, todas as caminhadas, todas as promessas feitas, todas as tentativas de cantar, todos os chocolates, todas as flores, todas as fugas de casa ou todas aquelas vezes em que você mentiu pros seus pais dizendo que só ia dar um pulinho ali.

"Nossa cópia do kama sutra tem alguns erros de tradução. As quais nos recusamos a corrigir."


Só não esqueçam que ele, antes de ser verdadeiro, é amor como todos os outros amores: machuca do mesmo jeito, quando não é pior. Existem apenas dois tipos de pessoa no mundo: as que sofrem por amor e as que não o conhecem. Todo relacionamento passa por momentos difíceis. Ninguém é o namorada ou a namorada perfeita vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Falamos besteira e temos que ouvir muita besteira também. Faz parte, mas não quer dizer que não valha a pena.

Depois de ter sofrido e causado sofrimento, aprendi uma coisa que gostaria de compartilhar com todos vocês leitores do Embriaguez. Corra do amor enquanto puder, não se apegue a nada e nem a ninguém. Aproveite o que tiver que aproveitar porque ser solteiro é o que há. Quando o amor te alcançar, se ele fizer por onde, segure-o. Faça de tudo para que ele fique por perto. Curta a vida a dois ao máximo, pois, ter alguém do seu lado é o que há. Porém, se depois de ter feito tudo ao seu alcance para que esse amor não fosse embora ele ainda assim quiser ir, deixe-o e siga o seu caminho.

Pode parecer contraditório, mas faz sentido deixá-lo ir. Algo que te traz mais dor do que alegria não pode ser amor. Quando estiver sozinho, você pensará que nunca mais irá amar alguém do mesmo jeito. Bem, você está certo. Na próxima vez que o amor bater na sua porta, você amará muito mais. Acalmem-se. Ficar sozinho não é o fim do mundo. Apenas relaxem e esperem. Um novo sentimento, muito mais forte que o anterior, sempre surge. Surge até de lugares que você nunca esperaria. Posso garantir o que falo porque sou a prova disso.

4 comentários:

Érica Wisnheski disse...

Adorei vc ter tirado alguns trechos do texto q vc me deu no começo do nosso namoro. E ri de novo com o "Perdoai-os Senhor, pois eles não sabem o que fazem"
Muito meigo o post paixão! ^^
Adoreiii!
Te love s2

Danilo Sobral disse...

Posso passar meses com você,te conhecendo mas sempre me surprendo com esse lado seu. Gostei da forma que você trata de todos os "lados" do amor, isso mostra que você conhece,acho que todo mundo se identificou com alguma parte eu, logicamente, não sou exceção

Anônimo disse...

Muito beem Dieguito. Tô vendo que você aprendeu muito bem sobre esse "tal" de amor né. (:

Também sei muito bem do que você falou no seu texto e já passei por todas essas situações. Sinceramente prefiro estar amando do que estar sozinha.
É muito bom você ter alguém pra pensar todas as noitas, pra dizer que gosta muito de você, pra te fazer carinho e loucuras. Enfim, só deixo de ficar com a pessoa que gosto se ela não me merecer e não for pessoal ideal.

Unknown disse...

concordo com sua amiga monique...
sempre com ótimos comentários :D