quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Amigo (nada)Secreto

Se tem uma coisa que não entendo, esta coisa é amigo secreto. Vocês podem até dizer:

- Hã!?!? Como é que você não entende o amigo secreto? É só tirar o papel e comprar um presente pra pessoa que você tirou e esperar o presente de quem te tirou? - sim, eu recebi uma resposta dessa.
Claro que não é disso que estou falando, rebanho de mongol. Sei como funciona esse esqueminha e blá blá blá, mas pra vocês entenderem melhor as coisas que não entendo, responderei algumas perguntas que eu mesmo formulei na minha cabeça para mim mesmo (quem comentar que isso é pleonasmo apanha):
  • Por que fazer um amigo secreto?
  • Quais amigos secretos participar?
  • Qual o trabalho em fazer um amigo secreto?
  • Por que o nome é amigo secreto?
  • Uma fadinha ou um monstrinho?
1º Por que fazer um amigo secreto?

Sei que as pessoas realizam amigos secretos para se divertir e aumentar a relação dos participantes, mas não estou me referindo a isso. Quando você participa de um amigo secreto, você dá um presente e recebe outro em troca. Muitas vezes você dá algo que a pessoa que você tirou quer e acaba recebendo...sei lá...sabonetes? Pra que caralhos você iria querer ganhar sabonetes? Me diz se não era muito mais fácil você pegar essa grana e simplesmente ir lá comprar aquilo que você queria. Lugar de aumentar o nível de amizade de um grupo é bar. Anotem.

2º Quais amigos secretos participar?

Pra ser sincero, essa coisa de ganhar o que não queria, acontece pelo seguinte fato: aquelas pessoas não são suas amigas. O que faz você, estagiário, pensar que o seu chefe é seu amigo? Está na cara que, se ele tirar você, tudo o que você vai ganhar é mais trabalho. O que faz você, genro oprimido, pensar que os seus sogros são seus best friend forever? Você faz coisas com a filha deles, lembra? Seu presente fica por conta dela depois.
Por favor mel Dels, não deixe minha sogra me tirar novamente.

As pessoas entram em tudo que é amigo secreto que aparece pela frente. Elas dão mais presente para conhecidos do que para suas próprias famílias. Tem amigo secreto no trabalho, da sua família, da família da(o) sua namorada(o), na escola/cursinho/faculdade e, pasmem, amigo secreto entre amigos mesmo.

O que dar de presente para o técnico da fotocopiadora? Para aquele seu primo que mora lá onde Judas perdeu o juízo? Para a tia Maricota que nem a própria família sabe quem é? Para a cdf espinhenta que só senta lá na frente e não fala com ninguém? Claro que você não sabe. Repito: eles não são seus amigos. Afim de evitar constrangimentos maiores, participe apenas dos amigos secretos que seus amigos organizarem ou, pelo menos, pergunte mais sobre a pessoa antes para não fazer como um amigo meu:

- Vou dar uma dica muito fácil e todo mundo vai perceber logo. A minha amiga secreta está grávida.
Não tinha nenhuma grávida participando. Entenderam ou querem que desenhe?

3º Qual o trabalho de fazer um amigo secreto?

Estava eu vadiando pela internet, quando me deparei com um "sorteador" de amigo secreto online. Na definição deste revolucionário programa, tinha escrito bem assim "sortear o seu amigo secreto nunca foi tão fácil". Peraê, peraê, quando é que foi difícil? É só escrever os nomes no papel, recortar, dobrar e sortear. Qual a dificuldade que isso apresenta? Posso até concordar que desse jeito tem a chance de alguém "se pegar", mas aí é que tá graça.

4º Por que o nome é amigo secreto?

Primeiro, nem todo mundo é seu amigo ali. Segundo, nunca é secreto.

Você vai lá e tira o seu papelzinho. Depois de olhar, a primeira coisa que você faz é perguntar ao seu melhor amigo quem ele tirou. Já participei de amigos secretos que tiveram que ser sorteados novamente porque todo mundo já sabia quem tinha tirado quem. O único jeito de ser secreto é ser secreto até para quem está tirando o papel. Para isso que servem essas "versões alternativas" de amigo secreto onde você sorteia na hora.

5º Uma fadinha ou um monstrinho?

Você resolveu não seguir os meus conselhos e entrou nessa cilada que é o amigo secreto. Agora se prepare meu amigo, pode ser uma fadinha ou um monstrinho.
Qual dos gatxenhos será que me tirou?

Mesmo na sua roda de amigos tem pessoas que você gostaria mais ou menos de tirar. Se você resolveu participar, duas coisas podem acontecer: você tirar alguém que você goste ou você tirar alguém que você não goste. Se você tirou alguém que você goste, bom, mas se você não tirou, duas coisas podem acontecer: você pode sacanear a pessoa ou tentar se aproximar dela comprando um presente de dar inveja. Se você resolveu sacanear a pessoa,bom, mas se não resolveu, duas coisas podem acontecer: uma pessoa que gosta de você te tirar ou a pessoa que você acabou de agradar te tirar. Se uma pessoa que gosta de você te tirou, bom, mas se foi a que você acabou de tirar, três coisas podem acontecer: ela também pensa em te agradar e compra algo decente ou você ganha uma gravata ou sabonetes. Agora sejam sinceros, quantas pessoas você já viram ganhar gravata ou sabonete e quantas pessoas vocês já viram ganhar algo decente?

*

Brincadeiras à parte, desculpem pela falta de atualização no blog. Viajo nessa sexta-feira e tive que tirar um tempo para resolver várias coisas. Tentarei ao máximo continuar atualizando o blog, nem que seja com vídeos ou fotos engraçadas. Qualquer coisa, vejo vocês depois do ano novo. Feliz natal e todas essas baboseiras de fim de ano para vocês.

4 comentários:

Danilo Sobral disse...

Finalmente alguém que fale como as coisas realmente são. Além de concordar totalmente com os itens 1 e 4, é impressionante a falsidade do povo falando dos doidos que tiram e nem sabiam se eram da sala delas ou não

Unknown disse...

aaah diego...acho que vc tem razão em algumas coisas, mas sou mto a favor do amigo secreto...além do que, existem aqueles que quando vão colocar o nome da pessoa no papelzinho coloca tb dicas de coisas legais...
acho bem bacana a brincadeira principalmente quando é REALMENTE secreto...mas se mesmo assim vc não gostar, te aconselho o INIMIGO SECRETO kkkk que acho muito mais interessante! auhauhauahauhauhu

Anônimo disse...

Apesar de eu concordar com algumas coisas que você disse, continuo gostando de amigo secreto e acho bastante válido.

No fim das contas ele é divertido.
Sei que hoje em dia ODEIO receber porta-retraro de presente porque sempre ganhava isso nos amigos secretos passados, mas ainda não desisti dessa brincadeira. (:

Unknown disse...

Isso é triste vc tira uma pessoa da um presentão e depois ganha um simples sabonete aposkaskaop