quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Tipos de aluno - O curioso

Quando você entra na faculdade, você é obrigado a conviver com pessoas que te agradam e as que não te agradam. Não só nos corredores, mas também nas salas de aula, você é obrigado a respirar o mesmo ar que muita gente que você preferia que não respirasse. Verdade seja dita, tem horas que dá vontade de matar um. Se fosse para fazer uma lista, o curioso estaria entre os primeiros a serem caçados.

Não tenho nada contra quem gosta de tirar suas dúvidas, pelo contrário, quando tenho curiosidade, também questiono. O problema é que esse tipo de aluno faz perguntas irrelevantes, nas piores horas e não concordam com as respostas que recebem. Eles não se contentam em saber o que é necessário para o curso, eles querem mais, muito mais. Inventam, criam e distorcem teorias, leis e fórmulas a bel prazer. O que cientistas levam anos ou até mesmo décadas para pensar, experimentar e tirar uma conclusão, eles querem criar a partir de suposições em alguns minutos. Nem os professores gostam deles.

Ontem estava na aula de engenharia econômica e o professor tinha acabado de falar sobre juros simples. Juros simples é algo universal e, como o próprio nome já diz, é simples. Para quem não conhece ou não lembra da fórmula, ela diz que os juros é um produto entre o capital, a taxa de juros e o tempo em que ele foi aplicado. Esse ser das trevas que pega matéria comigo por ser do mesmo curso também estava lá e resolveu tirar uma dúvida que, de início, foi até construtiva. O que acontece quando a taxa de juros é variável:

- Se a taxa é variável, é só você calcular em função de cada taxa e do seu respectivo tempo. - respondeu o professor.

- Ah, mas só isso? - perguntou desapontado.

- Que eu saiba só, não conheço nenhuma outra forma. Por quê? Já viu de outro jeito?

- Não... É porque eu queria fazer os juros em função do seno ou do cosseno para depois integrar sobre a região e blá blá blá...

- Rapaz, deixe de problema e use a fórmula.

Eles geralmente atrasam a aula e fazem com que o professor marque aulas fora do horário normal. Odeio eles porque se eles atrapalhassem a aula com dúvidas sem pé nem cabeça e tirassem boas notas, não teria problema nenhum, mas geralmente as deles são medianas ou baixas pelo fato deles complicarem o que já está simplificado. Próximo tipo de aluno: o nerd fodão.

8 comentários:

Bruna Tavares disse...

Por que toda sala tem que ter um aluno assim, hein? E o pior de tudo é que eles adoram fazer perguntas desnecessárias beeem no finalzinho da aula, aí acabam tomando parte do nosso tão sonhado intervalo :/ kkkkkk

Luiza disse...

Meio que respondendo ao que Bruna falou, ruim mesmo é quando a sala tem tres alunos assim!!
kkkkkkk

Esse texto me lembrou o trio da aula de solos!! Fiquei triste porque você não falou neles! =/ Poxa, logo você que por frações de segundos não deu um murro na cara de um!

E quanto ao respectivo aluno de quem você falou no texto, e eu também tenho o prazer de te-lo como colega ele é assim mesmo! Até Ferrinho diz:

-Não complica 'Fulano'!!

hauahuahahah

Anônimo disse...

quem são os três de solos?

Luiza disse...

Sem nomes seeempre!

Mas não é você não BÁRBARA!

Anônimo disse...

cuidado com o que você diz viu luiza, cuidado. e não é bárbara não.

Augusto Felizola Garcez disse...

rpz ...sempre tem esse aluno !
a curiosidade dele normalmente é algm assunto o qual o professor nem cogita em colocar na prova, o que torna-o irrelevante

Diego Felizola disse...

Não to lembrado quem é o terceiro de solos, mas sei de dois: a noiva cadáver e o brinquedinho do capeta versão enrustida.

Luiza disse...

O terceiro é a outra que anda com eles... que pergunta besteira também diego!