segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ENEM

No último final de semana foi realizado em todo território brasileiro o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Milhões de estudantes saíram de suas humildes e aconchegantes residências e dirigiram-se até os seus respectivos locais de prova. Alguns foram a pé, outros foram de carro, outros de ônibus, outros de moto, outros de barco, outros de carroça e até mesmo de bicicleta. Nem todos chegaram à tempo de entrar, mas com certeza não foi por falta de aviso.

Em todos os jornais, revistas e programas de televisão, foi noticiado tudo sobre o exame. Mesmo quem não ia fazer a prova sabia quais deveriam ser as medidas tomadas para evitar surpresas no dia. O vendedor de água e canetas que estava na porta do colégio em que fiz prova sabia que canetas azuis não seriam permitidas, do mesmo jeito que o melhor é entrar logo para não ficar do lado de fora. Por que os candidatos não sabiam? Não chegou a tempo? Paciência, meu amigo. Mais sorte no próximo ano. Agora, a pessoa chega alguns minutos depois do horário e quer ter o mesmo direito de entrar que as que resolveram sair cedo de casa e ficaram lá sem fazer nada sentados esperando. Depois aparece no Jornal Nacional em prantos porque perdeu a prova. Acho é pouco.

Como se não bastasse a confusão que já fizeram com o horário, agora eles querem anular o coitado do ENEM. Vamos aos fatos. Alguns alunos que receberam a prova amarela, encontraram uma questão com o número trocado e não encontraram uma outra. O problema foi que quando perceberam isso, as provas foram trocadas por provas amarelas sem defeito ou por provas de outra cor, mas alguns já tinham marcado as questões ou a cor da prova no cartão-resposta. Ponto.

Quem em sã consciência sai marcando um gabarito sem antes conferir se todas as questões estão enumeradas corretamente e em seu devido lugar? Minha gente, qualquer papel impresso é digno de falhas, sejam elas operacionais ou técnicas. A minha prova foi a amarela e, adivinhem, ela estava defeituosa. Nem por isso cheguei em casa me doendo porque fiz uma cagada por "culpa" do MEC. Além do que, foi todo mundo avisado que era pra marcar na ordem das questões e não pelo que estava escrito no gabarito. Aí o cara marca errado e quer que anule? Não mesmo.

Eu podia ter ido à praia, estudado pras provas que tenho amanhã, saído com a minha namorada, enchido a cara no aniversário do meu primo, ido pro show do Asa, curtido um cinema, dormido o dia inteiro, lido um livro ou qualquer outra coisa que eu quisesse, mas não, ao invés disso paguei R$35,00, acordei cedo, para um final de semana, para fazer uma prova que preferia não fazer. Depois de ter enfrentado um total de oito horas de prova, me dizem que a prova não vai ter validade. Quer dizer que, para não afetar um pequeno grupo que fez burrice porque quis, eu e mais outros milhões vão ter que sair no prejuízo? Nem a pau, Juvenal.

Não vou fazer mais prova nenhuma e nem perder outro final de semana. Pelo menos tenho a certeza de que não sairei de mão vazias. Ou saio com minha pontuação do ENEM ou com o dinheiro que vou ganhar do processo por danos morais. Se bem que estou precisando mais de dinheiro do que de pontos. Hum...

6 comentários:

Bruna Tavares disse...

O ENEM é uma palhaçada mesmo ¬¬
Segundo o Ministro da Educação, essa mudança no Exame Nacional do Ensino Médio demonstra um avanço na educação do país, para mim, isso não passa de um enorme desrespeito com os estudantes brasileiros!
Hoje, durante a aula de história, meu professor disse que o significado de ENEM deveria ser Eu Não Estudo Mais! #euconcordo! (:

:*

Publicidade de Salto disse...

Pois é, só mostram o lado das pessoas que se prejudicaram por um erro ou outro, ou simplesmente por falta de atenção. E o que fazer com os estudantes, como você, que fizeram uma boa prova e estudaram tanto tempo pra isso? Muito complicado.

Ainda bem que na minha época, o enem só ajudava a entrar nas universidades públicas ou em particulares com bolsa.

Acho que esse sistema deveria voltar, o aluno não era 'obrigado' a fazer o enem pra entrar em uma federal, por exemplo. Sem contar que não haviam tantos erros, preocupações e gente saindo prejudicada.

Adorei aqui, de verdade. :*

Augusto Felizola Garcez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Augusto Felizola Garcez disse...

eh o ENEM faz parte da educação brasileira, vc queria o q ?!?
eh dilmais esse Brasil...

voltei a postar no blog !!!
soh pra avisar
abs

ericaarodrigues disse...

HOIAEHAOIEHAOIEHAOIE, MUITO BOM O POST!! Gente, seu blog ta um máximo! Adoro o que você escreve, é uma mistura de crítica com humor.. eu também fiz o enem, mas fiz a prova rosa.. totalizando, foram longas 9horas de prova.. anular, realmente, seria um grande absurdo! e eu não faria outra também não ¬¬ eoiahe.
parabéns pelo blog, como ja disse, o lnk ja está nos meus favoritos..
passa lá dps!
http://soaquiloqueeupenso.blogspot.com

Luiza disse...

Odeio o Enem... fiz e acho uma prova ridícula! E acho uma vergonha o usarem para entrar em instituições publicas.

Mas só me tire uma dúvida: pra que você fez a prova? u.u