sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Direitos humanos

Uma cidade aterrorizada, avenidas bloqueadas com carros em chamas e uma população que sai de casa com medo de não voltar. Os noticiários deixaram de exibir seus quadros habituais para mostrar apenas a situação do Rio de Janeiro. A rotina dos moradores que não conseguem dormir com os tiros e nem podem chegar próximos aos portões e janelas de suas casas. O país inteiro comovido e preocupado com a situação das famílias dos inocentes que se encontram no meio de uma guerra civil. É essa mesma compaixão com as vítimas que transformou as favelas em verdadeiras terras onde as leis do Estado não alcançam.

Quando a polícia ou os grupos táticos vão atrás de traficantes, a função deles é trazê-los vivos. Alguns acabam morrendo no embate, mas vários também são presos e levados à julgamento. Eles serão levados para penitenciárias onde serão sustentados pelo governo, ou seja, pelos nossos impostos. As famílias dos que morreram e humanistas partem em defesa dos que tombaram frente à invasão. Perguntam onde estavam os direitos humanos daquelas pessoas, meras vítimas do problema social do nosso país, quando foram mortas pela máquina de guerra do Estado. Respondo: estavam enterrados com os verdadeiros inocentes, incapazes de fazer nada para os que realmente mereciam.

Os traficantes que não são mortos, continuam a comandar o crime da cadeia. A população tira do bolso o dinheiro que mantêm vivos seus futuros algozes. Dinheiro esse que poderia ser utilizado na melhoria de vida do povo. Em entrevista, um Capitão do BOPE alegou "Só Deus pode julgar estes traficantes, o papel do BOPE é promover este encontro". O pessoal caiu em cima dizendo que ele o seu batalhão são monstros inescrupulosos. Vamos lá. Concordo com os direitos humanos e acredito que todo homem tem o direito de viver, mas acredito também que os direitos humanos valem apenas para aqueles que são humanos. O dono da boca não se preocupa com os direitos dos moradores da favela e nem pensa nisso quando manda eliminar algum desafeto. Então, por que é que devemos tolerar e perdoar as atrocidades cometidas por bandidos se eles mesmo não toleram e nem perdoam ninguém?

Humanismo é pra quem é humano e acabou. Se eles alegam que traficante é vítima, então a população é vítima em dobro. Gente metida a pseudo-intelectual que parte em defesa deles, transferindo a culpa toda para os governantes. O cara entra no crime porque quer. Ninguém obriga. Se toda pessoa que se sente abandonada pelos políticos que elegeu entrasse pro tráfico, teríamos um estereótipo de que todo favelado é bandido. Entretanto, o que vemos é a luta diária de famílias de trabalhadores honestos contra o crime. A polícia tinha mais era que ter atirado em todos os que fugiram da Vila Cruzeiro para o Morro do Alemão. É errado? Quer dizer que devemos ter pena do cara que, além de matar, destrói uma família vendendo drogas? Falam isso porque a desgraça não é nas famílias deles. Piedade é o cacete, bala na caveira mesmo.

5 comentários:

Dilma Tavares disse...

Seu texto diz tudo Diego. Ser BANDIDO é opção e não obrigação tem que pagar sendo apagado mesmo. E mais, hoje estou no RJ e vivendo na pele toda essa situação de medo, pavor de pura insegurança. E por favor, Direitos Humanos, DIREITO tenho eu que sou uma cidadã honesta.

Celeste disse...

Diego,

Esse negócio de pessoas honestas, inocentes na favelas eu não acredito... assim foi um dia, mas hoje não. As pessoas abrigam o tráfico porque são imensamente beneficiadas com isso. Esse poder paralelo da aos pobres tudo o que o governo não dá: segurança (ja viu o que acontece a quem rouba na favela?), ajuda financeira (distribuição de renda), gatos de agua, luz, internet, TV a cabo... gas de cozinha a R$ 10,00 etc.

O que estamos de acordo é que os direitos humanos deveria ser para os humanos direitos.

Pessoas terroristas, que incendeiam onibus, atiram em crianças e perturbam a ordem publica, não deveriam ser presas e sim "mortas em combate".

Inocentes vão morrer como em todas as guerras, pois em qual guerra não morre inocentes?

Não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos...

Bruna Tavares disse...

Matar esses traficantes é a melhor solução mesmo! Além da sociedade ver a violência, que esses criminosos promovem, ser amenizada, os cofres púlblicos ficariam livres do gastos que eles causam. Todo mundo sai ganhando dessa maneira (:
Não tem essa de direitos humanos pra quem não sabe ser gente! Quem precisa realmente de direitos é a população honesta. As pessoas de bem precisam ter a segurança que ao sair nas ruas poderão retornar aos seus lares em paz.

ericaarodrigues disse...

Muito bom seu post, só descordo na parte em que diz que eles não são obrigados a entrar pro tráfico. Realmente, ENTRAR PRO TRÁFICO não é uma obrigação, mas grande parte esta la porque o governo não dá educação de qualidade, muito menos oportunidades, então o caminho que os resta, é o tráfico. Falei sobre isso também no meu blog, passa lá e comenta (:
Grande beijo e parabéns pelo post! Mais uma vez, muitissimo bem escrito.
http://soaquiloqueeupenso.blogspot.com

Augusto Felizola Garcez disse...

a miséria provoca a violencia ?!

só se for a miséria moral !
enttre traficante e policia, todos sao miseraveis moralmente...

mas se formos adiante...o poder dos traficantes eh um arsenal de guerra só compativel de ser disputado com armas do exercito .Mas como ? chegamos a este ponto numa sociedade civil ?? o trafico de drogas existe no mundo todo !! e pq soh o BRASIL eh assim ???
hein ? hein ?

nao da pra dar um jeitinho n ??