segunda-feira, 17 de maio de 2010

Imoral

Na época em que estudei no Colégio Ideal, uma amiga veio me elogiar por uma crônica que havia escrito ainda na época do Liceu. Papo vai, papo vem, ela acabou perguntando quem eu considerava o maior escritor brasileiro. Oras, é claro que é o Veríssimo, o filho. O cara manda bem pacas, é um excelente cronista, crítico, irônico e engraçado. Faz com que você veja a outra face da moeda.

Ela ficou calada, apenas escutando. Só tornou a abrir a boca, quando terminei:

- Agora entendo onde você busca inspiração.
- Que é isso, chego nem aos pés dele, só o considero o melhor.
- E da onde é que vem essa inspiração toda?

Poderia ter dito que vinha de qualquer lugar, irmão mais novo, do cotidiano, dos amigos, das besteiras ditas, das experiências próprias, mas depois de ter pensado por um instante, respondi:

- Vinicius de Moraes!
- Hum, não sabia nem que você gostava de poesia. É por causa dos sonetos? Já te vi escrever alguns...
- Não.
- Oxe, então é por causa das músicas?!
- Rapaz, também não.
- Então como é que um cara nem vivo tá, pode inspirar alguém?
- Põe uma coisa na sua cabeça, um cara com nove casamentos nas costas e uma vida boêmia como a dele, é inspiração pra qualquer homem que já caminhou sobre a face deste planeta.

Ela me olhou um pouco, processou as informações, deu uma risadinha e concluiu:

- Você vai me desculpar, mas essa foi uma das coisas mais machistas que já ouvi.
- Relaxe, eu entendo. Só um imoral pra entender Moraes.

4 comentários:

Giselle disse...

Eu não sou imoral, nem machista.
Mas concordo plenamente com você acerca do Vinícios de Moraes. ♥

Ele era O cara! (Pra mim, vai ser sempre. ;p )


=**

Duuuuuca disse...

Eu não vou bancar a intelectual e fingir coisa alguma...não conheço nadica de Vinícius, e se conheço, não sei que é dele.
Nunca fui muito chegada a poesias, poemas e derivados da literatura!!
Masssssssssssssss nunca é tarde... x)
(ousim)

Augusto Felizola Garcez disse...

nao importa o que vinicius escreveu ou deixou de escrever...

mas que ele curtiu a vida , ahhh isso ninguem pode negar

Luiza disse...

Velho! Você sempre me surpreende nesse blog! Mas já desistir de imaginar você sem ser machista!!