quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Provérbios

Seja um irmão mais novo tendo que te ensinar a usar alguma coisa ou um sobrinho que não conhece nenhum dos desenhos que você pergunta se ele gosta, existem coisas na vida de gente que nos dão sinais de que estamos envelhecendo. É a sabedoria que aumenta, as experiências que se acumulam e os provérbios que se alteram.

Não podemos mais dizer que quem tem pressa come cru porque na verdade a pessoa vai no fast-food que a comida já tá lá esperando por ela. Também não se pode mais falar aos quatro ventos que, pela noite, todos os gatos são pardos, sem que alguém te diga que metade deles deveria ser negro pelo fato deles terem sido marginalizados na Idade Média. Os ditados populares tiveram que mudar. Se adaptaram aos novos tempos e às novas gerações para sobreviver. Entretanto, durante essa transição, a essência foi perdida.

O que antes era usadado como conselho ou frase de efeito, agora serve apenas para fazer graça entre os mais novos. Hoje, quem ri por último é retardado ou não entendeu a piada, mas há um tempo atrás, era quem ria melhor. O rei na terra de cego agora é só um caolho qualquer, nem tudo que reluz é lantejoula e a união faz açúcar e barras de ceral.

São outros os tempos e os ditos populares, mas isso não significa, necessariamente, uma coisa ruim. Vai ver que, há algumas décadas atrás, outra pessoa já tenha notado essas mudanças e se sentido antiquado. Fato é que nada disso pode e nem deve ser freado, pois, mudam-se os tempos, mudam se as vontades. O melhor agora, já que não podemos vencê-los, é nos juntarmos à eles.

*P.S.:Visitem o Xique Xique Blog e confiram o post que fiz lá e esqueci de avisar aqui.

9 comentários:

Duca disse...

Envelhecendo???
Essa palavra não existe no meu dicionário!!! (Cofcof)

Acho que é por isso que eu adoro "A União faz açucar" kkkkkkkkkkkk

Andou sumido daqui!! Humpf!

Anônimo disse...

Conheci seu blog pelo XX e adorei!! Você escreve bem demais. Já tá nos meus favoritos, beijos.

Bruna Tavares disse...

Eu acredito bastante em alguns provérbios. Voinha disse que "segunda-feira é dia das almas,e, por isso, é dia de ficar em casa". Esse é um provérbio que nunca vou esquecer kkkkkkkkk

bj bj

Diego Felizola disse...

HA HA HA HA HA ¬¬

Como é bom ter uma namorada pra falar o que você não quer ouvir. Mas é besta,viu?

Celeste disse...

Os provérbios ganharam anedotas mas não perderam a força nem os significados... em qualquer idade as pessoas sabem o final delas e o que querem dizer, apesar das ilárias piadas, que inclusive já estão ultrapassadas...
Todos sabem que a União faz a força... que devagar se vai longe...depois da tempestade vem abonança...nem tudo que reluz é ouro... (tudo antigo sim mas os significados... permanecem para sempre)

Celeste disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celeste disse...

Para os escritores é perjorativo utilizar provérbios? Ao contrário, é uma fonte inesgotável de trocadilhos, posto que o final todos já sabem, fica inteligentemente subentendido onde o autor quer chegar...basta usar de criatividade. Concorda?

Celeste disse...

Daqui há alguns anos a fábrica de açucar União vai a falência, muda de nome, ou sei lá o quê... a piada perde o sentido mas o provérbio continuará forte em seu sentido...
beijos

Diego Felizola disse...

Com certeza, provérbio é sempre bom pra dar ênfase ou pra dar moral à uma história.